sábado, 18 de julho de 2009

Sou um comprador impulsivo!

Pra quem me conhece isso não é uma novidade. Essa novidade é só pra mim! Sério! Até pouco tempo me martirizava achando que eu fosse um comprador compulsivo (alimentado por leve nível de depressão e baixa auto-estima). Comecei a pensar seriamente em procurar ajuda de um psicoterapeuta mas como um comprador nunca acha interessante "comprar" sessões de terapia, fui protelando até o dia em que, navegando pela internet, descobri que há uma diferença entre compulsivo e impulsivo. Para minha felicidade constatei que me livrei da primeira classificação (que é considerada uma doença), mas ganhei a segunda (não menos séria, porém é apenas um hábito, um descontrole comportamental). Sou um comprador que é tomado por um impulso desenfreado quando saio às ruas e passo diante de lojas interessantes. Muitas das vezes o impulso é direcionado por um produto que não estava nem na minha lista de prioridades. Mas nossa mente é poderosa e, durante o momento crítico, nosso "diabinho da compra" veda a boca do "anjinho da ponderação" e nos convence de que a vida não será tão boa se não levar aquele produto pra casa! Hoje, por exemplo, estava andando pelo shopping e entrei na Livraria Cultura (liguem os alarmes! momento crítico chegando! gastos previstos!). Mesmo sabendo que em meu criado-mudo há por volta de 10 livros para serem terminados, fiquei à procura de algum título interessante. Encontrei: "O dia mais importante da história" (tão importante que nem lembro o nome do autor). Achei a leitura super prazerosa, conteúdo interessantíssimo mas CONSEGUI, sim eu consegui me livrar do primeiro impulso e me imaginei carregando nos braços todos os 10 livros que estão em meu quarto e que ainda não os li por completo. Subi as escadas, portanto, à procura de shows gravados em DVD. Agarrei um, agarrei o segundo e fiquei zanzando pela loja prestes a passar os dois produtos no caixa. O primeiro era um DVD da Maria Bethania. Fantástico, excelente e com várias músicas que se enquadram perfeitamente no jeito especial e interpretativo da artista. O segundo era do Michael Bublè. Artista que me inspirou a pagar o maior mico com um vídeo no youtube dublando uma das canções que ele interpreta (veja em youtube Sandero Na Onda Latina e se estiver com mais paciência pra ver besteiras, veja também Sandero Harper e Danielle Da Mata - Boa Sorte). Passados 30 minutos com os dois DVDs em mãos, desci as escadas em direção aos caixas e comecei a trabalhar meu psicológico. Passei a imaginar assistindo aos shows em casa. Que o apartamento continuaria o mesmo. Que tenho outras coisas importantes para comprar e que esses DVDs dariam uma soma de 134 reais (significativos para a aquisição de algo em minha lista de prioridades). Me senti um imbecil e larguei os DVDs diante das obras de Homero. Detalhe: peguei suas duas obras principais e quase, por impulso, me las compré. Pois é, meus caros amigos, ser um comprador impulsivo demanda um auto-controle que nem sempre resulta em situações bem sucedidas. Para quem escreveu um tempo atrás sobre VISA - PORQUE A VIDA É AGORA, até que estou me mostrando um tanto conservador.

Mas não se enganem, amanhã, por ter tido o sabor da vitória de não ter comprado 134 reais em DVD e 114 em Homero... gastarei 250 reais num blazer como recompensa da minha luta diária!

3 comentários:

  1. seu blog ta "massa"... vou linka-lo no meu!

    da uma passadinha lá depois, rs!

    www.tudoquednt.blogspot.com

    flw's Sandero!

    ResponderExcluir
  2. eu gosto muito de blog que falam sobre dia-a-dia. :D
    e já me tornei um leitor do seu.

    abç

    ResponderExcluir
  3. Diria que Homero era uma escolha melhor.

    ResponderExcluir